Localização

O Colégio de Campos situa-se na freguesia de Campos – Vila Nova de Cerveira, a 5 km da sede do concelho e a cerca de 11 km de Valença.  Dada esta localização, a maioria dos alunos que frequentam o Colégio de Campos são oriundos daqueles dois concelhos, nomeadamente das freguesias situadas a norte do concelho de V. N. Cerveira e das freguesias situadas a sul de Valença. É de salientar o número significativo de alunos provindos do concelho de Caminha.

História

O Colégio de Campos foi fundado em 1983/84 como uma filial do Externato de Santa Rita – Cooperativa de Ensino, com sede em Caminha, tendo entrado em funcionamento no ano letivo de 1984/85 com 5 turmas, 154 alunos, 12 professores e 6 funcionários. A localização e construção do edifício deveu-se à conjugação dos esforços dos professores e funcionários da Cooperativa de Ensino de Santa Rita e das entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal de V. N. de Cerveira e a Junta de Freguesia de Campos. 

Colégio de Campos

Oferta Educativa

O Colégio de Campos tem contrato de associação, em turmas de continuidade, integrando a rede escolar do Ministério da Educação e Ciência, e oferecendo um ensino gratuito à população. 

Por sua vez, a autonomia pedagógica permite ao Colégio de Campos o desenvolvimento de um projeto pedagógico inovador, garantindo um ensino de qualidade. 

O Colégio de Campos assegura não só um ensino de qualidade, baseado nos princípios da inclusão e da igualdade de oportunidades, como também a implementação de estratégias de ensino adequadas às diferentes expectativas e necessidades de aprendizagem dos discentes. 

O Colégio de Campos, com uma vasta experiência no âmbito do ensino e apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais, permite aos mesmos uma posterior integração/inserção  no mundo do trabalho.

A oferta pedagógica do Colégio de Campos abrange o 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Profissional e o Ensino Secundário.

 

Apoio Institucional

Dando cumprimento ao estabelecido no n.º1 e n.º2 do Despacho n.º29282/2008, o apoio financeiro concedido ao Colégio de Campos, por parte do Ministério da Educação, para o Ano Letivo 2015/2016 é de € 1.046.500,00 (modalidade de apoio concedido: Contrato de Associação).