Objetivos Curriculares Específicos

Em articulação com o que foi mencionado nos Princípios e Objetivos Gerais e nos Princípios e Objetivos Curriculares, os objetivos curriculares específicos do 2º e 3º ciclos são os seguintes:

• Fomentar a descoberta, a criatividade, a reflexão e o gosto por aprender;
  • Desenvolver em cada aluno a cultura da autonomia;
  • Incentivar o aluno a ser o principal agente da sua aprendizagem;
  • Levar os alunos a serem empenhados, a serem capazes de resolver problemas e a questionar o mundo que os rodeia;
  • Preparar cada aluno para o prosseguimento de estudos a nível secundário.

Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril
Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, que estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos dos ensinos básico e secundário, da avaliação dos conhecimentos a adquirir e das capacidades a desenvolver pelos alunos e do processo de desenvolvimento do currículo dos ensinos básico e secundário.

Despacho normativo n.º 1-F/2016, de 5 de abril
O Despacho normativo n.º 1-F/2016, de 5 de abril regulamenta o regime de avaliação e certificação das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos do ensino básico, bem como as medidas de promoção do sucesso educativo que podem ser adotadas no acompanhamento e desenvolvimento das aprendizagens.